segunda-feira, 22 de junho de 2020

Tratamento de madeira com óleo mineral


Tratamento de madeira com óleo mineral

O óleo mineral é uma substância não tóxica, cor amarela clara e muito útil em qualquer casa.

Eu uso o óleo mineral na mobília de jardim, nas tábua e colheres de madeira da cozinha, nos móveis e nos couros. Há muitas mais aplicações. À frente eu descrevo mais algumas.

Mas porquê usar óleo mineral nas madeiras? O óleo penetra na madeira através dos seu poros (não pode ter verniz) e realça a sua cor natural, o desenho dos veios, prevenindo empenos e fissuras.

Para além disso torna-a impermeável e mais resistente ao tempo, chuva ou sol.

Tratamento madeira para uso culinário

Em peças de madeira, usadas para manipular alimentos, devemos evitar: verniz,ou tintas. Estes produtos só darão melhor aspecto, mas do ponto de vista de manipulação de alimentos, não é uma boa prática, pois podem contaminar os alimentos.

Porque não é tóxico nem se mantém gorduroso pode ser aplicado em utensílios de cozinha como tábuas, colheres ou qualquer outro utensílio.

A impermeabilização impede a entrada de líquidos e micro-organismos na madeira, mantendo as tábuas de cozinha livres para que possa preparar alimentos com toda a segurança.

Há quem diga que o seu uso é praticamente restrito a peças em contacto com alimentos, não alterando a cor da madeira, é fácil de aplicar, impermeabilização e secagem rápida.

Para melhores resultados dar mais de uma demão.

Porquê usar nas cadeiras e mesas de jardim?

Porque, ao contrário de outros óleos recomendados para madeiras, como o óleo de linhaça, a madeira absorve totalmente o óleo e ao fim de pouco tempo, não se vislumbra qualquer gordura. Assim, as mesas e cadeiras de jardim apresentam sempre uma cor como se estivessem novas e podem ser usadas pouco tempo depois sem medo de sujar a roupa.

Porquê usar nos móveis não envernizados?

Quando me proponho a restaurar um móvel antigo, depois de ele ter estado muitos anos na arrecadação e está cheio de pó e/ou baço, começos por limpar a sujidade com uma escova ou com um pano e aplico o óleo mineral.

Às vezes não precisa de fazer mais nada: parece novo!

Como aplicar?

Há muitas técnicas. Desde papel encerado porque não absorve o óleo e todo ele é aplicado na madeira, a pano de algodão ou micro-fibras, esponja ou trincha.

Eu recomendo a trincha ou um pano.

Quando a madeira está muito seca e estragada eu uso a trincha. Numa tigela despejo um bocado de óleo mineral e com a trincha vou "pintando" a peça, espalhando bem. Vai ver que a madeira atá "ri". Há fissuras que desaparecem pois a madeira incha, fechando-as.

Nas demãos seguintes, uso um pano. Aqui, o truque é usar sempre o mesmo pano e nunca o lavar. O pano mantem o óleo de uma utilização para outra e parece que funciona melhor.

Claro que nas tábuas de cozinha uso um pano de algodão limpo. Afinal, vou cortar o pão a seguir e só admito óleo mineral.

Há que acrescente sumo de limão ao óluo para aromatizar as tábuas de culinária mas, apesar de parecer uma boa ideia, eu nunca o fiz. Tenho medo de adicionar matérias orgânicas ou que o aroma se deteriore.

Onde comprar?

Pode comprar óleo mineral nalgumas lojas especializadas em bricolage, de alimentação, de restauro.

Mas é na Ferrimex que encontra o melhor e mais barato. Ora confirme!

O que é o óleo mineral

O Óleo mineral é uma substância gordurosa incolor obtida através do refinamento do petróleo, é também chamado parafina líquida, petrolato líquido pesado ou vaselina líquida. Sua consistência física é incolor e transparente por isso também é chamado por alguns de óleo branco.

    Quimicamente traduz-se por uma mistura de hidrocarbonetos incolores, transparentes, insípidos, oleosos e não fluorescentes, obtidos pela destilação do produto bruto, o petróleo, através de métodos diferentes.

    O Óleo mineral branco não se dissolve em água e álcool, mas se dissolve facilmente em muitos solventes orgânicos, como éter, clorofórmio e benzeno. Pode ser designado como um produto técnico ou farmacêutico, com base em suas propriedades químicas.

Quais são os diferentes tipos de óleos minerais?

Óleo Mineral Bruto: Alguns tipos de óleos minerais são considerados "brutos", porque não são refinados ou purificados. Esses tipos são usados nas indústrias automóvel, ferroviária e de aviação.

Óleo Mineral Refinado: O tipo de óleo mineral refinado no sector cosmético, é usado como matéria-prima na produção de formulações de cremes e loções, óleo para bebé, bronzeadores, cremes de protecção solar, maquilhagem, removedores de maquilhagem, cremes depilatórios e óleos de banho.

O Óleo Mineral altamente refinado é caracterizado pela sua excelente compatibilidade com a pele, apresentando propriedades alta hidratação altos níveis de desempenho na limpeza da pele.

Óleo mineral um produto indispensável para as indústrias farmacêutica

O Óleo mineral é amplamente utilizado na indústria farmacêutica, na produção de vacinas para animais, na produção de laxantes e terapias em uso tópico para tratamento da pele ressecada e áspera.

O Óleo mineral branco usado na indústria de cosméticos e medicamentos deve ser de grau farmacêutico e não deve conter nenhuma substância perigosa para a saúde humana. 

Benefícios da utilização do óleo mineral na saúde

Com diversas aplicações medicinais e presente como base em vários fármacos, óleos minerais refinados pode ser bem úteis.

- Prisão de Ventre

O óleo mineral é utilizado para tratar prisão de ventre, podendo ser administrado por via oral ou por enema, e tem como função evitar o ressecamento das fezes e facilitar a evacuação. Deve ser utilizado apenas sob prescrição médica.

- Tratar assaduras na pele de bebés

O óleo mineral é utilizado tratar assaduras da pele dos bebés, hidratar a pele, e criar uma película protectora para diminuir o contacto directo da pele com as fezes e a urina.

- Cuidados com os cabelos

O óleo mineral pode ser utilizado também na hidratação dos cabelos para diminuir as pontas duplas e o ressecamento dos fios, deve ser usado moderadamente antes da lavagem habitual do cabelo, use em pouca quantidade para ver se o cabelo adapta-se ao produto.

- Hidratante da pele do rosto e corpo

Para evitar o ressecamento da pele do corpo e do rosto, o óleo mineral é bastante indicado na utilização durante ou após o banho como forma de hidratar a pele e proteger contra a descamação.

Óleo mineral um produto amplamente utilizado na indústria de alimentos

Em alguns países o óleo mineral branco refinado é amplamente utilizado na indústria de alimentos e bebidas, para tanto devem ser rigorosamente monitorados, seguindo normas técnicas e obtendo os certificados de autorização de uso necessários.

Óleo Mineral utilizado na industria em geral

A indústria de plásticos é outra área em que o óleo mineral branco é frequentemente usado. É usado para a produção de borracha termoplástica, produção de PVC e produção de poliestireno.

Além desses usos, o óleo mineral branco também pode fazer parte de produtos que utilizamos em nosso dia a dia, como por exemplo produtos para polimentos, produtos para dar brilho em madeira, produtos de limpeza em geral, colas etc.

No futuro a variedade de produtos que utilizarão o óleo mineral poderá aumentar significativamente com o progresso da tecnologia e a crescente necessidade de novos produtos.

Como podemos ver, a origem do óleo mineral branco dá-se no petróleo bruto, passando por diversas transformações e sendo utilizado em diversos ramos da indústria.


CALENDÁRIO DO JARDIM JUNHO


Relvado

Floreiras e vasos de flores

Outras plantas e árvores

Lagos

Outros trabalhos

 Relvado

• Corte a relva 1 a 2 vezes por semana. Dessa forma, você garante que a relva cresce mais rápido e mais forte e que as ervas daninhas tenham menos chance de sobrevivência. O comprimento ideal da relva é de 3,5 a 4,5 cm.

• Não chove por uma semana? Depois regue o relvado. Faça isso de manhã ou depois do pôr-do-sol.

• Você sofre com as ervas daninhas persistentes, como o dente-de-leão? Corte isso pela raiz, para que não tenha a chance de crescer novamente e se espalhar.

• Fertilize seu relvado este mês para suportar melhor o calor e a seca do próximo período de verão.

• Semeie pontos onde não tem relva novamente.

 

Floreiras e vasos de flores

• Preencha os espaços vazios semeando agora plantas anuais e bienais na floreira.

• Tem muito espaço restante nas bordas? Então pode semear cabaças ou abóboras.

• Pode as plantas que crescem muito rápido, para que não ocupem muito espaço na floreira. Remova flores mortas das plantas.

• Fertilize a borda.

• Remova as ervas daninhas à mão. Se você for muito amador, é provável que você remova acidentalmente plantas recém-emergentes. Plante qualquer cobertura vegetal para limitar o crescimento de ervas daninhas.

• Verifique as plantas quanto a pragas nocivas, como piolhos e mosca branca, e controle-as se as plantas forem muito afectadas.

• Certifique-se de amarrar bem as trepadeiras. Durante esse período, eles terão um forte surto de crescimento.

• Regue as plantas em vasos e na floreira quando não houver chuva por vários dias.

 

• Podar novamente os galhos mortos das plantas perenes.

Outras plantas e árvores

• Arbustos, sebes e teixos agora podem ser podados. De preferência, faça isso antes do dia mais longo do ano (21 de junho). Aqui você encontrará várias dicas para podar sua cobertura.

• Você ainda não cortou o buxo? Isso também é possível este mês. Com uma tesoura de arbusto, você pode podar facilmente na forma desejada.

• Podar a roseira. Como isso deve variar por espécie: leia com atenção antes de começar!

• Plante e fertilize rosas e arbustos.

• Proteja os frutos das árvores e dos pássaros esticando uma rede de jardim sobre a árvore ou o arbusto.

 

Lagos

• Verifique regularmente a qualidade da água e remova a sujeira da superfície da água com um extrator de superfície.

• Teste regularmente o valor KH (dureza de carbonato) da água e aumente-o quando estiver abaixo de 7-8, usando meios adequados.

• A superfície da água do seu lago está quase perto? Dilua as plantas da lagoa e corte o excesso de folhas de lírio. Não remova muitas plantas, para que os peixes jovens ainda possam se esconder nas plantas.

• Verifique regularmente a saúde do seu peixe e intervenha se detectar algum sintoma. Os peixes novos são mais propensos a adoecer do que os mais velhos.

• Alimente os peixes juvenis com alimentos de peixe bem moídos.

 

Outros trabalhos

• Bom clima significa um excelente momento para restaurar ou pintar a cerca, a casa do jardim ou os móveis de jardim. Ou amarre uma rede na cerca para cultivar uma bela planta trepadeira contra ela.

• Deixe seu jardim ainda mais aconchegante com aquecimento no pátio, iluminação e uma fogueira, além de belos acessórios, como lanternas e vasos de jardim.

• Alimente as aves com alimentos proteicos e calcários, como insectos, larvas de farinha, casca de ovo amassada e comida para pássaros de quatro estações.